Tratadas com descaso pelo Governo Bolsonaro, as universidades e institutos públicos são responsáveis por 95% das pesquisas realizadas no pa
O governo brasileiro tem desmerecido e atacado as universidades, centros de pesquisa e servidores públicos, os quais constituem um patrimônio nacional.
Juntas, as universidades são as maiores instituições de pesquisa do país, produzindo 95% das pesquisas segundo relatório da CAPES.
De acordo com o ranking da pesquisa no Brasil, das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos nos últimos cinco anos, 49 são instituições públicas contra apenas uma particular, denotando o intenso trabalho de pesquisa realizado pelas entidades e servidores públicos.
80% dos pesquisadores brasileiros estão nas universidades, atuando diretamente com alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em instituições públicas de pesquisa. Além dos alunos de “iniciação científica” que começam a trabalhar com pesquisa já na graduação.
É o serviço público e seus servidores trabalhando em prol da comunidade e ajudando o Brasil a se desenvolver e a criar oportunidades de crescimento social, intelectual e econômico.
Os ataques às universidades, centros de pesquisa e servidores públicos DEVEM cessar.
Esse patrimônio nacional não pode continuar a sofrer com a discriminação ideológica promovida pelo governo federal.