fbpx

História


“A memória é um porão atravancado de objetos perdidos, onde tanto desejaríamos encontrar aquelas coisas que – de tão perdidas – nem sabemos mais o que sejam.”

Mário Quintana – Diário Poético

Em 11 de dezembro de 1967, foi fundada a Associação dos Professores da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ASPESAL), tendo como primeiro presidente o Prof. Tarley Fantazzini.

Em outubro de 1981, na gestão do Prof. Eufêmio Steiner Gomes Juste Júnior, foi adquirida uma área nas proximidades da então ESAL, para construção do Clube de Campo da Associação, que teve sua infra-estrutura ampliada ao longo das gestões posteriores, consolidando diferentes espaços para lazer e prática de esportes pelo sindicalizado e seus dependentes.

clube2

Ainda na gestão do Prof. Eufêmio a entidade iniciou sua integração ao movimento docente nacional, participando, inclusive, da primeira assembléia para criação da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES), a qual acabou por ser criada no Congresso Nacional dos Docentes Universitários, em fevereiro de 1981.

Essa inserção nacional tem outro marco da participação da entidade, na gestão do Prof. Ruy Carvalho, em novembro de 1988, no II Congresso Extraordinário que transformou a Associação em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – Sindicato Nacional).

transformao

 Na gestão do Prof. José Tarcísio Lima, em 2001, a ASPESAL foi transformada em Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, passando a ser denominada de ADUFLA – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras, Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ANDES-SN.

Em dezembro de 2006, na gestão da Profa. Iraziet da Cunha Charret, foi concluída a construção da primeira etapa da sede própria da Adufla, localizada no Campus Universitário da UFLA.

Copyright © 2021 ADUFLA