Por Adriano Salgado • 25 de maio de 2022
As iniciativas de mobilização e construção da greve do(a)s servidore(a)s público(a)s federais foram definidas em reunião do último dia 20, em Brasília
Após realização de reunião do Setor das IFES, no dia 20/05, que avaliou a rodada de assembleias para discutir a construção da greve do(a)s servidore(a)s público(a)s federais, o(a)s representantes das seções sindicais presentes deliberaram pela continuidade da mobilização, seguindo com o indicativo de greve sem data definida.
Entre os encaminhamentos, o Setor aprovou como indicativo às seções sindicais:
1. Construção ou fortalecimento de Comitês (ou Comissões) locais de mobilização para a construção da greve nas universidades, institutos federais e CEFETs.
2. Realização de uma nova Rodada de Assembleias, até dia 09 de junho, para:
a. Avaliação da mobilização nas universidades/institutos federais e CEFETs e do indicativo da greve sem data;
b. Apreciação da realização, ainda em junho, de um Ocupa Brasília, a ser construído de forma conjunta com as entidades da Educação (SINASEFE, FASUBRA, UNE, UBES, FENET, ANPG), que será apresentado como proposta para o FONASEFE.
3. Ampliar a Comissão Nacional de Mobilização de 3 para até 6 integrantes, no sentido de fortalecer as ações de construção da greve.
4. Fortalecer o dia 31 de maio, como dia Nacional de Luta do FONASEFE, em Brasília (DF).
Além disso, a reunião do Setor das IFES propôs a construção de um calendário de mobilização com realização de debates nas universidades, tendo como eixos o Plano de Luta dos Setores das IFES aprovado no 40º Congresso, e ainda:
a) Transferência de aposentado(a)s para o INSS (Portaria SGP/SEDGG/ME n.º 8.374, de 09 de julho de 2021);
b) Pagamento de precatórios à(o)s docentes;
c) Nomeação de reitore(a)s eleito(a)s;
d) Manutenção da estrutura física das IFES e condições de trabalho;
e) Políticas de acesso e permanência do(a)s estudantes nas universidades, institutos federais e CEFETs.
Em comunicado às Seções Sindicais, a diretoria do ANDES-SN informou que o relatório completo da reunião bem como as informações adicionais referentes ao processo de construção do calendário unitário de luta serão encaminhados em breve.
Fonte: ANDES/SN
Edição: ASCOM/ADUFLA