fbpx
Banner notícias
Notícias

Pauta Interna, Resumo do CLG. Lavras, 12/08/2015


Por Adriano Salgado • 3 de setembro de 2015

As demandas apresentadas neste documento são frutos de discussões em Assembléia. Decidiu-se fazer uma consulta (enquete online) aos Associados, cujas respostas levaram ao agrupamento em seis grandes temas. Estes temas foram levados novamente em Assembleia que aprovou as revindicações, apresentadas a seguir.

Tema 1: Burocratização excessiva:

Diz respeito ao excesso de atividades burocráticas, muitas delas redundantes, o que tem prejudicado o desempenho dos docentes.
Demandas específicas:
1) Planejar as necessidades de sistemas informatizados junto aos usuários finais;
2) Adotar um sistema integrado que evite repetição e sobrecarga de serviço para docentes e chefia;
3) Elaborar e disseminar Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para técnicos e professores;
4) Desenvolver e implementar Intranet que permita gerenciar todos os sistemas, com interface com o Lattes;
5) Vincular a informação sobre o controle acadêmico dos estudantes às turmas de matrícula;
6) Possibilitar a apresentação de sugestão de melhorias no próprio sistema;
7) Adotar em período experimental, em um grupo representativo de usuários final, a implantação de qualquer novo módulo no sistema.
8) Disponibilizar servidores técnicos administrativos em quantidade e treinados para executar as atividades burocráticas, de modo otimizado, evitando assim desvio de função dos docentes.

Tema 2: Judicialização das demandas.

Refere-se a todos os problemas administrativos que ferem direitos legais de docentes, técnicos e estudantes, que têm de ser resolvidos via judicial, ao invés de terem solução administrativa.
Dentre os direitos básicos de servidores (técnicos e docentes) que têm exigido processos judiciais estão: insalubridade, adicional noturno, vale transporte, tratamento da administração para reposicionamentos de carreira e aceleração da promoção.
Demandas especificas:
1) Procurar contemplar direitos de docentes, técnicos e estudantes em procedimentos padrão, sem ser necessário invocar instâncias judiciais, pois tão grave quanto pagar o indevido é não pagar o devido;
2) Dar a devida fé pública para a palavra do servidor. Muitos dos procedimentos burocráticos ignoram isso, em prejuízo da racionalidade dos procedimentos administrativos;
3) Apoiar e facilitar a qualificação de mestres evitando que as restrições internas sobreponham à legislação federal.

Tema 3: Infraestrutura do Campus;

Muitos problemas observados na infraestrutura física do Campus decorrem do crescimento desde o REUNI. O principal problema identificado foi o da falta de planejamento com o usuário final, potencial beneficiário das instalações.
Demandas especificas:
1) Disponibilizar transporte interno contínuo;
2) Simplificar as solicitações de transporte;
3) Minimizar ou eliminar os problemas agravados nos cursos e atividades noturnos: acesso a estacionamentos, iluminação, segurança, fechamento de pistas (pista norte) e espaços de uso comum sem devido planejamento, furtos frequentes no hospital veterinário;
4) Exercer gestão junto ao poder público municipal requerendo mais linhas (diferentes rotas) e horários da UFLA para cidade e vice-versa, que atendam a demanda crescente da comunidade academica;
5) Redimensionar o número e tamanho de salas de aula e do RU compatível com o crescimento dos cursos;
6) Melhorar a acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, visão, audição, etc;
7) Melhorar Segurança em laboratórios.

Tema 4: Infraestrutura para Apoio ao Ensino.

Muitos problemas observados na infraestrutura para Apoio ao Ensino também decorrem do crescimento desde o REUNI.
Demandas especificas:
1) Adequar ambiência e equipamentos em salas de aula de acordo com necessidades e especificidades de cursos/disciplinas observando: tamanho, acesso às salas (no. de portas), acesso a chaves do multimídia; ventilação, acústica, iluminação, internet de alta qualidade, equipamentos audiovisuais, manutenção e limpeza;
2) Internet de alta qualidade nos gabinetes de docentes;
3) Planejar o processo de pré-matrícula, matrícula e prioridades de matrícula visando adequar o número e tamanho das turmas contribuindo para melhorar a eficiencia do processo ensino aprendizagem.

Tema 5: Centralização de Gestão:

Neste aspecto identificou-se demandas por mais transparência e eficiência na comunicação social, que decorrem de problemas de centralização, falta de mecanismos que promovam participação e engajamento efetivo dos docentes em decisões de gestão.
Demandas especificas:
1. Promover maior transparência nas decisões dos órgãos superiores: divulgação em tempo hábil da pauta e publicação das atas para todos os docentes. Retransmissão ao vivo pela TV Universitária e pela Internet;
2. Promover maior transparência em decisões e ações de gestão de verbas, resoluções e ações de pró-reitorias, critérios de distribuição de vagas, cálculo de carga didática por unidade, recursos de transporte, etc.
3. Promover audiência pública para decisões estratégicas: orçamento, criação de cursos, definição de prioridades de crescimento, etc;
4. Contratação de técnicos e docentes;
5. Quantificação do trabalho docente: ensino, extensão e pesquisa. Buscar metodologias consensuais entre os diversos fazeres docentes;
6. Agenda de visitas periódicas da diretoria executiva com os departamentos.

Tema 6: REUNI

Tendo em vista a expansão promovida pelo REUNI na UFLA identificou-se um conjunto de demandas que dizem respeito à adequação dos recursos humanos e questões pedagógicas que promovam um atendimento mais satisfatório desta expansão.
Demandas especificas.
1. Promover a contratação de técnicos e docentes para atender a crescente expansão;
2. Quantificar o trabalho docente considerando: ensino, extensão e pesquisa. Buscar metodologias consensuais entre os diversos fazeres docentes;
3. Agendar visitas/reuniões periódicas da Diretoria Executiva com os departamentos.

Copyright © 2021 ADUFLA