fbpx
Banner notícias
Notícias

Mais de 50 entidades participam do lançamento do Fórum por Direitos e Liberdades


Por Adriano Salgado • 21 de fevereiro de 2019

Mais de 50 entidades participaram, na noite dessa terça-feira (19), do lançamento do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas. O evento aconteceu na sede da Apeoesp, em São Paulo (SP), e o público lotou o auditório da entidade. Diretores do ANDES-SN estiveram presentes, juntamente com representantes de diversas seções sindicais.

O Fórum tem como objetivo a construção de uma ampla unidade para lutar contra os ataques à classe trabalhadora. A participação do ANDES-SN nesse espaço, bem como no processo de reorganização da classe trabalhadora, é uma deliberação congressual.

Após as falas de abertura, nas quais as entidades reafirmaram o compromisso de construção do Fórum, representantes de 20 entidades ressaltaram a importância da unidade de luta para defesa dos direitos sociais e trabalhistas e do Fórum como um espaço aglutinador de forças.

O presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, ressaltou a expressiva participação de diversos setores da classe trabalhadora. Destacou também a disposição do ANDES-SN e das demais entidades e movimentos de continuar a construção do Fórum. “O momento exige a mais ampla unidade entre a classe trabalhadora. Os ataques que estão em curso exigem que as entidades possam avançar nesse processo de resistência. Sozinhos dificilmente nós conseguiríamos derrotar essas contrarreformas. A partir do momento em que dialogamos com outras categorias de servidores públicos, com movimentos sociais e movimentos da juventude, que também são afetados por essas políticas, nós temos mais chances e mais força para barrar esses ataques”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional.

Defesa da carreira docente

Gonçalves ressalta que a luta pela pauta específica da categoria docente – como salário, condições de trabalho e carreira -, passa pela unidade com vários setores. “Para que essas conquistas, digamos mais do campo da nossa categoria, sejam atingidas, elas são precedidas de uma luta política maior no que tange a garantia da Educação como um direito social para todas e todos. Passa pela defesa do financiamento público para a educação pública, por exemplo. O esforço de construir esse fórum é justamente criar um ambiente que nos fortaleça, para que nós tenhamos a manutenção de direitos duramente conquistados, para que tenhamos liberdade no exercício da nossa profissão, mas também que nós possamos ganhar força para conquistar novos direitos, tão necessários para o projeto de educação que nós defendemos no ANDES-SN”, concluiu.

A próxima reunião do Fórum está marcada para dia 21 de março, a partir das 9 horas, na sede da Apeoesp, na capital paulista.

Fonte: ANDES-SN

Copyright © 2021 ADUFLA