Por Adriano Salgado • 13 de maio de 2015
O dia 14/5 foi marcado como um dia de luta dos Servidores Públicos Federais em todo o país. Foi também um dia de paralisação nacional de atividades docentes filiados ao ANDES-SN. Em Brasília ocorreu um ato unificado dos SPFs e uma reunião dos dirigentes com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, que não apresentou resultados efetivos visto que o governo não cumpriu o acordo da reunião anterior de apresentar uma proposta concreta para negociação. Informações sobre esta reunião e seus desdobramentos podem ser obtidas no InformAndes online, disponível no site do Andes.
Na UFLA no dia 14/5 foi realizado um ato conjunto com docentes, técnico-administrativos e estudantes. O objetivo do ato foi manifestar nossa indignação e discordância com relação aos cortes de orçamento para a educação, as condições de trabalho, salário, carreira e previdência aos quais os servidores estão submetidos atualmente. Na plenária conjunta realizada na manhã do dia 14 foram também discutidas as condições atuais das universidades brasileiras nosse contexto de crise e os desafios a serem enfretados pelas três categorias diante dos ajustes fiscais e seus consequentes cortes orçamentários. O movimento também se manifestou favoravelmente à paralisação dos professores da rede estadual de ensino fundamental que também foi realizada neste dia 14 e se solidarizou com docentes, estudantes e demais servidores estaduais do Paraná duramente reprimidos no último dia 29/4 pelo governador Beto Richa.
Em seguida ao ato os docentes reunidos na assembleia extraordinária da ADUFLA decidiram se posicionar FAVORAVELMENTE ao indicativo de greve proposto pelo Andes-SN, devendo a data do indicativo ser definida posteriormente em nova rodada de assembleia a partir do direcionamento dado pelo sindicato nacional.
A pauta de reivindicação dos docentes está disponível no site do Andes e se foca em pontos considerados fundamentais pela assembleia: carreira, salário e previdência, além de se manifestar contrariamente aos cortes de orçamento na educação.