fbpx
Banner notícias
Notícias

Estudantes da UFLA realizam ato no dia de mobilização nacional contra os cortes na Educação e na defesa da universidade pública


Por Adriano Salgado • 10 de junho de 2022

Em mais de 50 cidades brasileiras, estudantes realizaram protestos nesta quinta-feira (9/6) contra os cortes orçamentários na Educação e a tentativa de cobrança de mensalidades nas universidades públicas. Os atos aconteceram nas universidades, institutos, cefets e também nas ruas. As seções sindicais do ANDES-SN, além de entidades representativas de outras categorias, se somaram às manifestações para cobrar a recomposição orçamentária da Educação, além de melhores condições de trabalho e ensino, investimento em políticas de assistência estudantil, entre outras pautas.

Na Universidade Federal de Lavras, os estudantes realizaram ato em frente ao prédio do DCE, no final da tarde, reunindo representantes do DCE, APG, ADUFLA, SindUFLA e do coletivo Levante Popular da Juventude. Com discursos inflamados, cada um dos participantes manifestou preocupação com os recentes ataques às universidades, em especial os cortes no orçamento das instituições e a proposta de cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

Foi consenso entre as entidades que o momento exige a união entre as diversas categorias na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade de forma efetiva, indo para as ruas, tomando os espaços de debate, campanhas nas redes sociais e participação em ações conjuntas, como o “Ocupe Brasília”, no dia 14/6, quando o conjunto de entidades representativas dos Servidores Federais estarão lutando pela recomposição dos salários, contra a Reforma Administrativa, a cobrança de mensalidades na instituições públicas de ensino e pela revogação do teto de gastos.

O presidente da ADUFLA, professor Fernando Nogueira, parabenizou os estudantes pela manifestação e lembrou do papel fundamental da categoria nas grandes conquistas sociais e politicas ao longo da história desse país. Ele destacou que em todas as grandes mobilizações nacionais ao longo da história, na construção e na defesa do democracia e do estado de direito neste país, os estudantes sempre estiveram na linha de frente, pressionando as demais categorias para lutar pela construção de um país mais justo e democrático. “E agora, mais uma vez, é hora de vocês [estudantes] assumirem mais uma vez essa papel de relevância na luta contra esse governo fascista e genocida que está aí, para que a gente possa, juntos, reconstruir esse país”, finalizou o professor Fernando.

Ascom ADUFLA

Copyright © 2021 ADUFLA