fbpx
Banner notícias
Notícias

Docentes da UFLA aprovam paralisação em defesa da Educação no dia 15 de maio


Por Adriano Salgado • 9 de maio de 2019

Mobilização prevê suspensão das aulas no dia 15 e realização de ações conjuntas com demais entidades representativas da comundade acadêmica

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária nesta terça-feira, 7/5, no Anfiteatro do DCA, os docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprovaram a adesão à Greve Nacional da Educação do dia 15 de maio, quarta-feira, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A data foi incorporada ao calendário de lutas aprovado no III Encontro Nacional de Educação (ENE) e obteve a chancela do ANDES-SN, que convocou  suas bases a aderir à paralisação.

Após amplo debate, a plenária aprovou por unanimidade a paralisação no dia 15 de maio, com o objetivo de defender a Educação, reverter os cortes no orçamento das instituições federais de ensino e, sobretudo, dar uma resposta à política de desmonte e privatização da universidade pública que se desenha nas esferas governamentais. Pretende-se também denunciar o projeto ultraliberal  da equipe econômica comandada por Paulo Guedes, que também se manifesta no Congresso Nacional e tem a Reforma da Previdência como o ponto de partida para uma política de abertura ainda maior da economia nacional à especulação do mercado financeiro.

Diante disso, ficou deliberado que não haverá aula no dia 15 de maio e que a categoria deverá participar de ações conjuntas com as demais entidades representativas da universidade (DCE, CAs, APG, SINDUFLA, etc.) dentro de um cronograma que deverá ser previamente elaborado pelas entidades e apresentado pela ADUFLA aos filiados. A proposta é mobilizar a comunidade lavrense quanto a importância da Universidade Pública para o desenvolvimento do país e os impactos negativos da política de sucateamento das instituições federais de ensino.

DSC_0108

DSC_0111

DSC_0120

DSC_0131

DSC_0135

DSC_0142

DSC_0157

Copyright © 2021 ADUFLA