fbpx
Banner notícias
Notícias

Docentes da UFLA aderem à Greve Nacional da Educação


Por Adriano Salgado • 2 de maio de 2024

Em Assembleia Geral Extraordinária na tarde de segunda-feira, 29 de abril, docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) votaram pela deflagração da greve em nível local, aderindo ao movimento nacional coordenado pelo Comando Nacional de Greve do ANDES- Sindicato Nacional, em conjunto com a greve da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), e do Sinasefe (Sindicato Nacional de Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).

Tendo como pauta única a deflagração da greve, na assembleia da última segunda, os docentes e as docentes deliberaram por aderirem à paralisação com um total de 126 votos favoráveis, 83 votos contrários e uma abstenção. Importante destacar que docentes sindicalizados/as do campus avançado de São Sebastião do Paraíso participaram de forma remota da assembleia.

A greve nas universidades federais tem como pontos principais de pauta: o repúdio ao não reajuste para 2024; a recomposição salarial de perdas dos últimos anos e a definição de data base para a categoria; a recomposição do orçamento das universidades como forma de garantir o ensino, a pesquisa e a extensão gratuitos e de qualidades; e a reestruturação da carreira docente, entre outras reivindicações contidas no chamado “revogaço” – contra medidas que cerceiam a autonomia das universidades e limitam drasticamente o orçamento para bolsas e políticas de permanência estudantil nas ifes.

Quanto ao reajuste dos benefícios, o ANDES-SN avalia que o compromisso, feito pelo governo, de reajustar auxílios – alimentação, saúde suplementar e creche – é fruto da luta e deve ser garantido a todo o conjunto de servidoras e servidores públicos federais de qualquer categoria a partir de maio, independente dos desdobramentos da greve. Além disso, esse aumento no valor dos benefícios é absolutamente insuficiente diante do conjunto de reivindicações da categoria e exclui aposentadas/os e pensionistas.

O Quadro de Greve, atualizado no dia de hoje, 02 de maio, conta com 46 instituições já em greve, entre universidades (incluída a UFLA), institutos e centros federais de educação, e outras com deflagração de greve prevista a partir deste mês de maio.

Hoje também foi realizada uma nova assembleia da ADUFLA, na qual o Comando Local de Greve foi constituído e apresentou as diretrizes de atuação com vistas à realização de ações de mobilização a partir da próxima semana.

Copyright © 2021 ADUFLA