
Por Adriano Salgado • 29 de julho de 2022
A Faculdade de Direito da USP divulgou na terça-feira, 26/7, uma “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que já conta com mais de 400 mil assinaturas em menos de 72 horas após seu lançamento (atualizado às 10h27 de 29/7)
Além de personalidades como Chico Buarque, Roberto Setúbal, Ellen Gracie e Luiz Gonzaga Beluzzo, o movimento recebeu nas últimas horas um importante engajamento de nomes como o da escritora e presidente interina da ABL Nélida Piñon e da atriz e imortal Fernanda Montenegro.
Também assinaram os ex-ministros do STF Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, os cantores Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia e Frejat, os atores Antonio Calloni e Bruno Gagliasso, do cineasta Fernando Meirelles, os escritores Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Djamila Ribeiro, os historiadores Eduardo Bueno e Lilia Schwarcz, entre outros.
A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de “Carta aos Brasileiros”, de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.
Na lista divulgada ontem, lobrigam-se nomes da história contemporânea brasileira, incluindo 17 subscritores da Carta de 77.
A ação tem incomodado muita gente devido a enorme repercussão em todo o país e mexeu com os bastidores do Palácio do Planalto e com os apoiadores do Governo Bolsonaro. Não à toa, o site já foi alvo de inúmeros ataques hacker nas últimas horas.
No próximo dia 11 de agosto, Dia Nacional de Mobilização, ação organizada pelo Movimento Fora Bolsonaro, a Faculdade de Direito da USP será palco de grande concentração em defesa da democracia. Com início às 11h, o evento será marcado pela leitura da nova Carta.
Com informações do portal Migalhas
Segue link para assinatura da petição:
https://estadodedireitosempre.com/
Por Ascom/ADUFLA