Por Adriano Salgado • 31 de agosto de 2018
Na última reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas foi aprovada uma resolução, proposta pelo setorial do funcionalismo público, para realizaremos um Dia Nacional de Mobilização contra a EC 95/16 e os cortes nas políticas públicas.
Os efeitos da EC 95/16 já se fazem sentir no cotidiano das instituições de ensino, assim como nas demais políticas públicas que estão sendo impactadas com a redução de pessoal e de oferta de serviços, prejudicando de sobremaneira a população, em especial os mais pobres.
Seguindo as resoluções do 37º Congresso e do 63º CONAD do ANDES-SN, se faz necessário intensificar a luta e a mobilização pela Revogação da EC 95/16. Nesse sentido, um conjunto de ações está em curso, a exemplo dos atos do dia 10 de agosto convocados pelas centrais sindicais como um dia nacional de luta; a elaboração da “Campanha de Valorização dos Serviços Públicos e pela revogação da EC 95/16”, do FONASEFE/FONACATE; o Seminário Nacional “O Serviço Público que queremos”, realizado também pelo FONASEFE/FONACATE nos dias 30 e 31 de agosto; e o ato em Brasília/DF, que ocorrerá no dia 13 de setembro por ocasião da posse do novo presidente do STF.
Juntando-se a essas iniciativas, a CSP-Conlutas aprovou a realização de um dia nacional de luta em 5 de setembro, nos estados, contra a EC 95/16 e os cortes de verba nos serviços públicos.
Ainda em cumprimento às deliberações do 63º CONAD e da reunião do Setor das IEES/IMES, realizada no dia 28 de julho do corrente ano, o ANDES convoca um Dia Nacional de Lutas em Defesa da Previdência Pública, da Carreira, do Salário e do Financiamento Público das IEES/IMES, que deverá ser organizado pelas Seções Sindicais com apoio das Secretarias Regionais, nos âmbitos estadual e municipal, no dia 27 de setembro de 2018.