fbpx
Banner notícias
Notícias

ANDES irá estimular a criação do GT Carreira nas seções sindicais


Por Adriano Salgado • 4 de fevereiro de 2019

Ficou decidido no 38º Congresso que o ANDES-SN deverá estimular a criação e consolidação do GT Carreira nas seções sindicais, além de ampliar a divulgação da proposta de carreira do Setor das Ifes e incrementar a analise da forma vigente de forma crítica.

Para tal, serão organizados seminários inter-regionais e um seminário nacional para tratar dos eixos e princípios da carreira do ANDES-SN. Por fim, se intensificará a defesa do regime de Dedicação Exclusiva (DE).

Cotas no serviço publico

O congresso do ANDES-SN aprovou orientar as seções sindicais a participar do processo de implementação da Lei 12990/14. A legislação regulamenta as cotas étnico-raciais no serviço público. A orientação é pautada pelo princípio da democratização do acesso das pessoas negras à carreira docente. Essa foi uma das deliberações tomadas pela Plenária do Tema 2 – Plano de Lutas Geral, que teve continuidade na tarde e noite de sexta-feira (1º). O 38º Congresso do ANDES-SN ocorre na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém e se encerra no sábado (2).

Os delegados também decidiram incentivar o debate nas seções sindicais sobre cotas étnico-raciais para negros e negras nas instâncias do Sindicato Nacional. A deliberação sobre o tema deve ocorrer no 39º Congresso do ANDES-SN, em 2020. Também foi definida a defesa da ampliação da Lei Cotas nas instituições de ensino e ainda a luta por cotas para indígenas e quilombolas em concursos para docentes.

Fonte: ANDES-SN

Copyright © 2021 ADUFLA