Por Adriano Salgado • 12 de agosto de 2022
A ADUFLA Seção Sindical e o Coletivo de Mulheres Docentes da UFLA realizaram no final da manhã desta quinta-feira (11/8), dia nacional de mobilização em defesa da democracia, um ato para a leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa da Democracia e do Estado de Direito. O documento foi elaborado pela Faculdade de Direito da USP e que já conta com mais de 900 mil assinaturas.
O evento reuniu docentes, estudantes e técnicos(as) administrativos(as) no Centro de Convivências da UFLA numa mobilização contra o autoritarismo capitaneado pelo Governo Bolsonaro que ameaça as instituições, incita a violência e gera dúvidas sobre o processo eleitoral de forma deliberada, colocando em risco a democracia e o estado de direito no país.
Após a leitura da carta, representantes das diversas diversas categorias presentes ao evento fizeram o uso da palavra para pontuar questões como, por exemplo, o corte de verbas da Educação, que tem impacto direto no dia a dia das universidades públicas; o papel da universidade como instrumento de transformação da sociedade; e a importância da mobilização popular durante o processo eleitoral como forma de salvaguardar a democracia no Brasil.
Ascom/ADUFLA