Por Adriano Salgado • 4 de março de 2020
Reunidos em Assembleia, professores da UFLA aprovaram por unanimidade aderirem à Greve Nacional da Educação no dia 18 de março. Indicativo de greve geral conjunto com demais categorias também foi aprovado
Docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) decidiram por unanimidade aderirem à Greve Nacional da Educação do dia 18 de março, data aprovada durante o 39º Congresso do ANDES-SN, realizado em São Paulo no início de fevereiro, e que ganhou o apoio das principais centrais sindicais do país.
Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta quarta-feira (04/3), os(as) professores(as) presentes aprovaram ainda o indicativo para a construção de uma Greve da Categoria Docente, alinhada com a paralisação das demais categorias do funcionalismo público rumo à greve geral.
Também foi aprovada a proposta de inclusão de uma pauta específica com reivindicações para serem encaminhadas ao ANDES-SN, que estará reunido nos dias 14 e 15 de março para uma avaliação do resultado da rodada de assembleias nas seções sindicais.
Tal pauta incluiu a revogação do ofício-circular que sugeriu a suspensão de concursos, nomeações e progressões na carreira docente; a não aprovação da PEC Emergencial (Reforma Administrativa); e ações contra a redução salarial e a precarização da carreira docente incluída no pacote de medidas do governo.
Também ficou definido a formação de uma comissão para traçar as ações do dia 18 de março, formada pelos(as) professores(as) Júlia Moretto, Celso Vallin, Gustavo Costa, Maria Eugênia e Paulo Fernando Trugilho.