Por Adriano Salgado • 26 de abril de 2019
A Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN esteve presente no lançamento.
A Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais foi lançada na manhã desta quarta-feira (24), no Congresso Nacional em Brasília (DF). A Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN esteve presente no lançamento. Também compareceram uma série de reitores de universidades federais.
A frente tem uma coordenação colegiada, formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabra (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).
A intenção da Frente é atuar na defesa da autonomia universitária. Também, unir forças entre o parlamento e as instituições de ensino, com o objetivo de debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. A Frente, que é suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores e deve receber ainda mais adesões.
Um dos representantes do CNM do ANDES-SN foi Sebastião Erailson de Sousa Santos. O docente é membro da Seção Sindical do ANDES-SN no Instituto de Ensino Tecnológico do Ceará (SINDCENTEC-SSind). Ele avaliou positivamente o lançamento da Frente e ressaltou que a atividade reuniu inclusive parlamentares da base do governo.
“Foi debatida a importância das universidades e feita a crítica aos cortes de orçamento realizados pelo governo federal. Foi ressaltada a necessidade de um ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil. Foi uma atividade bastante proveitosa”, afirmou Sebastião.
Com informações de Agência Câmara e Margarida Salomão.