
Por Adriano Salgado • 26 de outubro de 2017
Entidade ganha nova identidade visual em comemoração pelos seus 50 anos de lutas e conquistas em prol da categoria docente
Em 11 de dezembro de 2017 a ADUFLA estará comemorando 50 anos de fundação. E numa data tão significativa quanto esta, a atual diretoria se empenhou em promover uma renovação na imagem da entidade, com uma nova logo, um jornal repaginado e um novo site, muito mais completo e funcional, com maior interatividade para os associados e perfeitamente integrado às diversas plataformas, como tablets e smartphones, marcando mais essa importante passagem na já consagrada história de lutas que resultaram em grandes conquistas para a categoria docente ao longo dessas últimas cinco décadas.
Uma logo atualizada foi concebida a partir da ideia de favorecer uma melhor leitura e uma maior valorização do escrito em conjunto com a marca ADUFLA, além de incluir em definitivo uma referência direta à sua filiação ao ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.
Como conceito de modernização, foram trabalhadas a árvore e as folhas de ipê da antiga logo, símbolo este que remete a história da cidade de Lavras, também conhecida como “Terra dos Ipês e das Escolas”, dando destaque ao ipê amarelo, este que é o símbolo do Brasil, valorizando suas folhas e seus respectivos caules e suas ramificações.
Além de uma fonte tipográfica mais moderna, utilizada tanto no nome quanto no texto de apoio, o novo logotipo cria boa legibilidade, passa seriedade, solidez e elegância. A tipografia foi utilizada em caixa alta, em negrito e itálico para dar simetria na forma geral do logotipo.
Os detalhes em amarelo representam o entusiasmo, a alegria, o foco e a energia de sempre lutar pelas melhorias e ideologias da associação. Já a cor preta ilustra a sofisticação e a força em conseguir manter um bom trabalho durante estes 50 anos de história
Outro detalhe a observar é o tronco do ipê, que faz uma menção ao visto, remetendo à participação nas decisões e refletindo a aprovação coletiva, dinâmica fundacional de um sindicato de base.