
Por Adriano Salgado • 26 de outubro de 2017
O ANDES-SN participa no 3°Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de outubro, em Sumaré (SP), com uma delegação composta por 101 docentes de diversos estados do Brasil, entre delegados e observadores. A direção do ANDES-SN fez um esforço enorme para que as seções sindicais enviassem os delegados e observadores para que pudessem defender as resoluções da entidade levantadas no 62° Conad nos grupos de trabalho e na plenária deliberativa.
Congresso aprova calendário de lutas
Os delegados do 3° Congresso da CSP-Conlutas aprovaram, em plenária deliberativa do Plano de Ação, o calendário de lutas da Central. Na ocasião, foi reafirmado o dia 19 de outubro como o “Dia Nacional em Defesa da Educação Pública”, que culminou com ato realizado no centro do Rio de Janeiro e que serviu ainda como lançamento da “Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas”, que reunirá docentes, técnico-administrativos em educação, terceirizados, estudantes, entidades da educação e científicas, movimentos sociais, sindicais e populares, entre outros para intensificar a luta em defesa das universidades municipais, estaduais e federais, Institutos Federais e Cefets.
Outra data aprovada na plenária foi o 10 de novembro, que será um Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações, na véspera da entrada em vigor da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017). A manifestação também tem como intuito a revogação da Lei das Terceirizações ilimitadas, assim como barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, da contrarreforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional.
Plenária aprova resolução do ANDES-SN de reorganização da classe
O 3°Congresso Nacional da CSP-Conlutas também aprovou uma resolução do ANDES-SN apresentada para o Plano de Ação da Central. O texto da resolução propõe que a CSP-Conlutas, entidades, movimentos e organizações que compõem a Central participem da reunião nacional de entidades classistas, movimentos sociais e estudantis, convocada pelo ANDES-SN, no dia 11 de novembro, no Rio de Janeiro, com o objetivo de avançar no processo de reorganização da classe trabalhadora.
Fonte: ANDES-SN