Por Adriano Salgado • 16 de agosto de 2024
Na terça-feira (13/8), o jornalista Breno Altman, convidado pela diretoria da Adufla, esteve na UFLA para falar da questão Palestina e realizar o lançamento do livro “Contra o Sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”. Breno tem visitado muitas cidades e universidades no país, sempre com apoio de diversos coletivos, para esse debate e divulgação do livro.
No livro, o jornalista faz uma análise sobre o cenário do sionismo e da questão Palestina, desde a sua origem até os dias atuais, em que se aprofunda o massacre de Israel na Faixa de Gaza, há mais de 300 dias, desde outubro de 2023.
Breno Altman apresentou todo um contexto histórico que desmonta a narrativa da mídia internacional hegemônica e de discursos diplomáticos de grandes potências ocidentais, e por consequência, da própria comunidade internacional, que tem na questão de Israel uma preocupação muito mais relacionada a uma estratégia geopolítica internacional do que em relação à questão humanitária e de segregação pela qual vem passando o povo palestino ao longo de séculos de opressão e dominação por parte dos regimes imperialistas, agravada pelo atual conflito armado.
Durante o evento, após a preleção do jornalista, houve abertura para perguntas, oportunidade de diálogo e aprofundamento do debate entre as pessoas presentes.
Ao final do evento, aconteceu uma sessão de autógrafos e fotos.
O lançamento do livro de Breno Altman em Lavras foi uma realização da ADUFLA Seção Sindical do Andes- SN, com o apoio do Sindicato de Técnicas e Técnicos Administrativas/os em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (SindUFLA), Associação de Pós-Graduandas/os da UFLA (APG/UFLA), Coletivo de Mulheres Docentes da UFLA, Departamento de Educação da UFLA (DED), Sindicato Único de Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido dos Trabalhadores (PT).