Por Adriano Salgado • 4 de outubro de 2023
Em maio de 2021, a diretoria da ADUFLA aprovou a aquisição de um quadriciclo cortador de grama dirigível para atender às demandas operacionais do Clube de Campo. A medida era uma forma de agilizar os trabalhos de limpeza e manutenção nos mais de 61 mil m² de área abrangente.
O equipamento, monocilíndrico, com motor de quatro tempos de 344 cilindradas e 13,5 HP, movido à gasolina, era usado e estava em ótimas condições, mas teve que passar por uma série de adaptações operadas pelos próprios trabalhadores do clube para que pudesse atender especificamente as necessidades no dia a dia da instituição.
Foram feitas alterações, como a mudança na relação de marchas para deixá-lo com mais torque, a instalação de faróis e a retirada das lâminas de corte de grama. Além disso, foi construída uma carretinha reboque com materiais disponíveis no próprio clube (com exceção de rodas e pneus) para compor o conjunto.
Hoje, o “Shrekinho”, como é carinhosamente chamado o tratorzinho pelos funcinários, cumpre uma série de funções, como transporte de todo e qualquer tipo de material dentro de clube, desde insumos para construção e reformas, entulho, restos de limpeza de jardinagem (em especial nos eucaliptos), materiais de limpeza, produtos para manutenção das piscinas, mesas e cadeiras entre os quiosques, entre outras formas de utilização.
A compra do quadriciclo também gera economia para a ADUFLA, como por exemplo, a não contratação de caçambas para dispensa de detritos, com um corte de gasto anual superior ao que foi investido na aquisição do equipamento, que tem uma manutenção simples e barata devido à sua mecânica básica e robusta.
Outra vantagem do equipamento é a diminuição no número de horas de serviço dos trabalhadores e das trabalhadoras em determinadas. Assim, as equipes ficam menos sobrecarregadas e podem atender de forma mais eficiente as outras demandas de manutenção do clube, que são muitas, gerando qualidade nos serviços prestados aos associados e às associadas.